TI-59


Emulador ou Simulador ?

        Apesar de ser empregue a palavra 'emulador' neste sítio, em boa verdade as calculadoras virtuais TI-59 conhecidas não podem ser consideradas emuladores mas sim simuladores da TI-59.

        De facto, o que estas calculadoras virtuais fazem é utilizar o suporte físico e informático onde estão instaladas para se apresentarem ao utilizador com acessibilidade semelhante à da TI-59 e para fornecerem resultados de cálculo equivalentes e em formato também semelhante. Para tal, os respectivos programas informáticos utilizam as possibilidades gráficas do novo suporte disponível construindo a pretendida semelhança e utilizam as capacidades de cálculo desse suporte construindo algorítmos informáticos equivalentes. Isto é simular a TI-59.

        De facto, nenhuma destas calculadoras virtuais utiliza o novo suporte físico e informático mediante programa de interface que coloque o funcionamento informático do suporte a operar do mesmo modo do funcionamento informático da TI-59. Isto seria emular a TI-59.

        Em princípio, emular seria mais fácil e mais fiável que simular. No entanto, propositadamente ou não, os elementos até agora disponíveis sobre o funcionamento informático do 'coração' da TI-59 não se apresentam suficientemente legíveis para se poderem constituir suporte de um tal empreendimento.

        Do ponto de vista do utilizador comum, este preciosismo de nomenclatura não é relevante porquanto, independentemente de como é que é internamente conseguido, o que interessa numa máquina virtual TI-59 é a sua existência como alternativa à verdadeira, a semelhança operacional e a fiabilidade do processamento. As eventuais melhorias são inclusivamente bem vistas.

        De um ponto de vista lato, e considerando que um computador pessoal, por exemplo, não é propriamente uma máquina de calcular, então, um programa informático que simule uma determinada calculadora concreta, pode considerar-se que induz no computador a emulação macroscópica dessa calculadora.

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Calculadora TI-59 »