TI-59


Texas Instruments Programmable 59

        A TI-59 é, provavelmente, a mais famosa máquina de calcular do mundo. Sobre ela, e mediante simples busca na 'internet', é possível encontrar, actualmente, centenas de referências a nível mundial.

        Nascida a 24 de Maio de 1977, marcou o salto gigante na capacidade de cálculo de bolso. Um conjunto de 100 memórias de dados reconfiguráveis até ao máximo de 960 passos de programa algébrico, a possibilidade de armazenamento dos dados e dos programas em cartões magnéticos externos associada à utilização de módulos de programas fixos pré-estabelecidos e intermutáveis, e uma impressora acoplável de secretária com capacidade alfanumérica, fizeram com que a TI-59 invadisse rapidamente toda a comunidade técnica e científica da altura.

        Construir e armazenar os nossos próprios programas de cálculo elaborados em linguagem algébrica normal numa calculadora científica de bolso com as capacidades da TI-59, é realmente o máximo!

        O intensivo exercício de programação neste tipo de máquinas e a popularidade da TI-59 deram origem a um importante núcleo de especialistas em programação que terá contribuído, muito provavelmente, para o decisivo avanço dos computadores pessoais.

        Não fora a repentina interrupção de fabrico em 1983 e hoje seria possível encontra-la ainda em larga utilização. Continua no entanto a aparecer ocasionalmente à venda devendo ainda existir uma quantidade apreciável em operação.

        Contrariamente a outras calculadoras, durante muitos anos não se assistiu ao aparecimento de qualquer emulador da máquina. Finalmente, tal veio a acontecer: uma primeira versão incompleta Vertigo para computador pessoal, uma versão TI-59C também para computador pessoal, duas versões TI-59ce para computador de bolso e para telefone celular, e mais uma versão SIM59 na forma de intenção mas ainda não concretizada. 

        A TI-59, agora ressuscitada pelos emuladores, está aí para ficar, como um mito. E não é só para os saudosistas: trabalhando em linguagem algébrica absolutamente normal, não exige qualquer especialização para se poderem rapidamente criar programas de cálculo para problemas correntes.

... continua na página seguinte          

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »