TI-59


TI - 59

        A história da TI-59 começa nas primeiras calculadoras electrónicas portáteis da Texas Instruments, às quais se seguiu a novidade de uma máquina programável com possibilidade de gravação externa dos programas e ligação a impressora. Assim apareceu a SR-52, precursora da TI-59, apresentando-se com 224 passos de programa e 20 memórias de dados.

        A TI-59 tem duas irmãs, a TI-58 e a TI-58C, que funcionam do mesmo modo mas com menor capacidade de memória e sem possibilidade de gravação externa dos programas e dados. A TI-58C trabalha no entanto com memória permanente, ou seja, mesmo desligada conserva a memória.

        No mesmo dia da TI-59 e da TI-58, nasceu também a TI-57, uma calculadora programável com 50 passos de programa e 8 memórias: Três máquinas programáveis para três níveis de exigências.

        A TI-59 foi também comercializada no formato de secretária com impressora integrada - modelo SR-60A.

        A reduzida autonomia energética (devido ao consumo elevado), a relativa fragilidade mecânica (por força da tecnologia dos componentes) e o aparecimento de outras alternativas no mercado, mais complexas mas com maiores capacidades, terão ditado o fim de fabrico da TI-59 e a evolução do fabricante para estratégias diferentes. Porém a posterior TI-66, apesar de nova tecnologia, não tem qualquer comparação com a mítica 59.

        Depois da TI-59, Setembro de 1982 marca a paragem do lançamento da sua sucessora, a TI-88, uma máquina para responder à concorrência da HP-41 entretanto introduzida pela Hewlett-Packard com aquele horroroso sistema RPN de processamento dos cálculos.

        Toda esta família resultou 'melhor que a encomenda' pois os utilizadores vieram progressivamente a descobrir capacidades suplementares não documentadas, algumas nem sequer acedíveis directamente pelo teclado!

        Pelo passado histórico, pela facilidade e acessibilidade de programação, e pela quantidade de elementos disponíveis, vale a pena manter viva esta calculadora. 

        Não sendo possível ressuscita-la fisicamente, cabe aos seus emuladores o importante papel de a continuarem no tempo, marcando cada um, eventualmente, novas personalidades próprias mas mantendo o espírito da família.

        É nesta perspectiva que uma parte importante deste sítio é dedicada ao emulador TI-59C.

 

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Emulador TI-59C »