TI-59


Organização dos ficheiros do emulador

        Após correr o ficheiro de instalação, e no caso de se ter aceite a sugestão proposta pelo desenrolar do processo, o programa ficará com a localização e com a composição que pode ser vista aqui. Observe-se a presença das seguintes pastas e ficheiros:

- Aplicação 'Ti-59.exe' - emulador TI-59C.

- Pastas 'Ml' e 'Ee' -  arquivadores dos módulos de programas 'Master library' e 'Electric engineering'.

- Ficheiros '*.t59' - alguns programas, entendíveis pelo emulador.

- Ficheiros de texto '*cz.txt' - instruções correspondentes a alguns dos programas fornecidos. O prefixo '*' de cada instrução é igual ao do correspondente ficheiro de programa. Estes ficheiros são editáveis com um programa do tipo Bloco de Notas, o que permite alterar os textos ou criar textos para novos programas.

- Imagens '*.bmp' - elementos complementares a alguns dos textos de instruções de programas. Estes ficheiros são editáveis com um programa do tipo Paint.

        Depois de o emulador funcionar, poderá ainda ser encontrado mais o seguinte:

- Ficheiro 'Ti-59.ram' - memória permanente da calculadora, entendível pelo emulador. Este ficheiro é criado automaticamente em operação.

- Ficheiro de texto 'Ti-59.lst' - fita da impressora, acedível com um programa do tipo Bloco de Notas, o que permite tratamento informático ou impressão física em papel. Este ficheiro é criado automaticamente sempre que é pedido nas opções acedíveis pela tecla [Setup] e tem de ser apagado quando se pretende 'deitar fora a fita'. 

- Ficheiros '*.dat' - arquivos de memórias de dados da calculadora, gravados intensionalmente pela sequência N [2nd] [Write] (em que N pode tomar o valor 1, 2, 3, 4 ou 0 conforme o banco de memórias pretendido).

        De modo a tornar fácil o acesso, compreensão e manuseamento dos ficheiros que integram o emulador e suportam o respectivo funcionamento, propõe-se a seguinte arrumação:

- Criação de uma pasta 'Programas' para os futuros novos programas, e uma pasta 'Pendentes' para os programas em estudo. Estas pastas ficarão ao lado das pastas 'Ml' e 'Ee'.

- Arrastamento de todos os ficheiros '*.t59', '*.txt', '*.bmp' e '*.dat' para dentro da pasta 'Pendentes'.

        Depois desta operação restam os ficheiros 'Ti-59.exe', 'Ti-59.ram' (se já existir) e 'Ti-59.lst' (se tiver sido criado e não apagado deliberadamente), como pode ser observado aqui.

        A pasta mãe 'Ti-59' pode também ser arrastada para outra localização mais a gosto do utilizador. (Guardar também o 'download' original para o caso de necessidade de voltar a correr a instalação do emulador...)

        Pode ver-se aqui um resultado final de localização e disposição dos ficheiros que inclui já uma pasta 'Pf' com um pacote de programas preparado para que a calculadora o assuma como um módulo.

 

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Emulador TI-59C »