TI-59


Operação da TI-59C

        O antigo manual da TI-59 tem cerca de 250 páginas, mais 90 relativas ao módulo 'Master Library'. Trata-se de um descritivo muito pormenorizado, muito útil e muito recomendado, porém demasiado extenso para cativar a atenção dos utilizadores da TI-59C. Estes manuais, em língua inglesa, encontram-se disponíveis para 'download' no endereço: http://www.rskey.org/tidocs.htm 

        O manual que acompanha a versão 1.1 da TI-59C é, porventura, muito mais sintético e adequado aos dias de hoje; apenas está escrito em checo... Apesar disso, para quem não domina o checo mas já conhece a TI-59, este manual quase que é entendível.

        Como simples calculadora científica (não utilizando as teclas reservadas a programação), a máquina não apresenta qualquer dificuldade. Praticamente há apenas que ter em conta a tecla [2nd] para acesso à segunda função de cada tecla, e a tecla [INV] para executar o inverso das operações indicadas em algumas teclas - por exemplo R [INV] [2nd] [cos] dará, portanto, o valor do arco cujo coseno é R.

        A questão complica-se um pouco para a programação, salvo se não se quiser ir além da simples utilização de programas elaborados por outros utilizadores e disponibilizados directamente em ficheiros. Neste caso bastará conhecer a tecla [Load] para carregamento dos programas e a sequência N [INV] [2nd] [Write] para carregamento de conjuntos de memórias de dados. As sequências [2nd] [CP] e [2nd] [CMs] serão também úteis para limpar os programas e para limpar as memórias de dados, respectivamente.

        Neste sítio estão disponíveis alguns programas para 'download'.

 

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Emulador TI-59C »