TI-59


Construção de um módulo de programas na TI-59C

        Os programas que vão integrar o módulo são construídos individualmente e gravados em local específico e com nomes específicos.

        Todos os programas do mesmo módulo deverão situar-se dentro de uma mesma pasta com um nome de duas letras e deverão possuir esse mesmo nome acrescido do respectivo número de identificação no módulo (01 a 99). A pasta deverá localizar-se ao lado das pastas dos outros módulos.

        A identificação do módulo é criada à parte num texto (ficheiro '*.txt') que vai aparecer na lista de módulos disponíveis acedível pela tecla [Module]. A maneira mais prática de criar este ficheiro é abrir outro já existente, trabalha-lo de modo a resultar conforme pretendido e grava-lo de seguida com o nome do módulo. Os ficheiros '*.txt' podem ser abertos com programas do tipo Bloco de Notas.

        Os nomes dos ficheiros de texto devem terminar em CZ, ENG ou GER porquanto o emulador é capaz de distinguir até 3 ficheiros de texto diferentes e escolher o correspondente à linguagem para a qual o computador está preparado (CZ para checo; ENG para inglês e GER para alemão).

        E já está!  O conjunto de programas está completo e pronto a circular e a poder ser introduzido em qualquer outra TI-59C, à semelhança dos módulos da antiga TI-59.

        Ao religar a calculadora, o novo módulo fica acedível pela tecla [Module] junto com os restantes módulos, e cada um dos programas componentes fica acedível mediante um clique sobre o respectivo número à direita do espaço de instruções de programa (ou mediante instrução de chamada proveniente da calculadora ou do programa base).

        Há que ter em conta que apenas o programa base (número 00) está presente na memória da calculadora. Os restantes (01 a 99) fazem parte do módulo e só podem sem listados ou alterados se forem trazidos para a memória de programa da calculadora mediante instrução específica ou mediante carregamento intencional pela tecla [Load].

        Veja-se aqui o exemplo do módulo personalizado de programas financeiros 'Pf' e a respectiva arrumação dos ficheiros. O ficheiro complementar 'Leia-me.txt' destina-se apenas a informação extra. Este exemplo contém apenas 3 programas (01, 02 e 03).

 

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Emulador TI-59C »     « Programas »