TI-59


Programas para a TI-59C

        Naturalmente que todos os programas escritos para a TI-59 e restante família podem ser introduzidos no emulador TI-59C. Até agora apenas foram detectadas pequenas divergências na instrução HIR, a tal instrução considerada 'ilegal' pela Texas...

        No entanto, a maior capacidade de memória de dados e de passos de programa, e a possibilidade de criação de 'Módulos' personalizados, fazem com que a TI-59C seja muito mais potente.

        Contrariamente ao que se passa com os computadores, em que a programação não é acessível à maioria dos utilizadores, o grande interesse das calculadoras programáveis, e em particular das calculadoras da família TI-59, é a possibilidade fácil de criação dos nossos próprios programas sem necessidade de conhecimentos informáticos para tal. Apesar disso e à semelhança dos módulos e cartões magnéticos da TI-59, com a TI-59C é também possível fazer circular programas mediante ficheiros que podem ser introduzidos na máquina dispensando o carregamento pelo teclado.

        Para familiarização com o funcionamento da TI-59C e com a estrutura de disposição dos ficheiros do emulador, pode ver-se aqui como se constrói um programa e, para completar a familiarização, pode ainda ver-se aqui como se constrói um módulo de programas.

        No endereço http://www.rskey.org/tidocs.htm encontra-se disponível uma quantidade apreciável de programas originais que podem ser carregados pelo teclado e, neste sítio, estão disponíveis para 'download' alguns programas já na forma de ficheiros entendíveis pelo emulador TI-59C.

 

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Emulador TI-59C »