TI-59


Texas Instruments Programmable 59C

        Para além do aspecto inconfundível da TI-59, cinco inevitáveis teclas adicionais completam o conjunto: a tecla [Help] para abrir o manual de instruções; a tecla [Module] para inserir um módulo de programas pregravados; a tecla [Setup] para, entre outras operações, acoplar a impressora, aceder aos apontamentos de cada programa, ou colocar o transparente da matriz de códigos sobre o teclado; e as teclas [Save] e [Load] para gravação e leitura dos programas, respectivamente.

        A presença de sinalizadores de actuação nas teclas [2nd], [INV], [Fix], [Eng], [Deg], [Rad] e [Grad] constitui uma evolução útil no que diz respeito a informação sobre o estado de operação. Igualmente útil em programação, é a identificação das operações pelos seus nomes no visor, além dos códigos.     

        Ausente a simulação da antiga colocação dos cartões plásticos ou magnéticos entre o teclado e o visor para identificação personalizada das funções das 10 teclas [A] a [E’] em cada programa. Tal facto não é contudo relevante face à descrição do programa possível de colocar ao lado da calculadora em alternativa à impressora e mediante um simples clique.

        A impressora também não dispõe de qualquer tecla, pelo que as antigas operações [Print], [Trace] e [Advance] são agora feitas apenas a partir da calculadora.

        Por ser virtual, a impressora imprime, naturalmente, no ecrã do computador. No entanto, a 'fita de impressão' pode ser obtida, para tratamento informático ou impressão física, mediante acesso directo ao ficheiro 'ti-59.lst' quando previamente mandado guardar mediante opção acedível pela tecla [Setup].

        Na TI-59C as instruções N [2nd] [Write] e N [INV] [2nd] [Write] (antigas gravação e leitura dos cartões magnéticos na TI-59) apenas se destinam às memórias de dados, enquanto que a gravação e a leitura dos programas são feitas pelas teclas adicionais [Save] e [Load]. As memórias de programa não são portanto reconvertíveis em memórias de dados pelo que deixa de fazer sentido tentar repartir a memória entre programa e dados (operação N [2nd] [Op] 17) ou perguntar à máquina em que partição de memória está (operação [2nd] [Op] 16).  

        Apesar do maior número de memórias de dados, mas mantendo toda a filosofia de operação da TI-59, apenas as memórias 00 a 99 são acedíveis directamente. As restantes memórias 0100 a 9999 são acedíveis indirectamente (por exemplo 117 [STO] 00 5 [STO] [2nd] [Ind] 00 para armazenar o número 5 na memória 117) constituindo uma ‘reserva’ porventura mais adequada a apoio dos programas.  

        O toque nas teclas da calculadora é feito com o apontador do rato. É possível no entanto operar a partir do teclado do computador utilizando as teclas de atalho identificadas no manual.

« Apresentação »     « Propósito »     « Índice »     « Portal »     « Emulador TI-59C »